quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Outubro quente - Android Kit-Kat 4.4, novos iPads e Nokia com fablet, tablet e notebook? A coisa está boa nesse mês para quem gosta de lançamentos!

Mais um mês e mais uma penca de lançamentos no mercado de tecnologia mobile. Outubro terá anúncios de aparelhos novos por 3 grandes empresas do mercado. MicrOkia (Microsoft + Nokia), Apple e Google farão grandes anúncios.

A compra da Nokia pela Microsoft não afetou os planos de curto prazo da empresa e por isso teremos um grande anúncio da empresa no dia 22 de outubro. Espera-se que sejam anunciados um Fablet (Fone + Tablet) de perto de 6 polegadas, um Tablet de 10 polegadas e um Notebook (sério) Nokia de algo em torno de 11 a 13 polegadas com tela de toque. Rola um boato que o notebook seria para jogos, mas eu acho improvável que isso aconteça.

Não são esperados anúncios grandes de software como Windows 8.1 já para esses aparelhos, mas posso estar enganado e seria uma boa surpresa ver o sistema rodando nesses novos Nokia.
Ambas as empresas precisam de um boost nas suas vendas para que o 3º sistema mobile possa começar a crescer e incomodar as outros dois gigantes. Como uma empresa só fazendo software e hardware a Microsoft tem mais chance de fazer o seu sistema deslanchar, mas eu acho que ainda precisará de mais um ano para que isso realmente aconteça. Torço para que dê certo e tenhamos mais uma escolha.

A Apple irá lançar no mesmo dia 22 de outubro (deve ser para implicar com a Nokia que marcou um anúncio na mesma data da Apple no fim do ano passado), os novos iPads. O novo iPad grande deve ter um processador melhor, câmeras melhoradas e um design mais parecido com o iPad mini atual, mas manterá a tela e a resolução atuais (que já são boas). O novo iPad mini deve manter o mesmo estilo de design e ter um processador melhor, mas a grande melhoria seria a tela que deve vir com muito mais resolução como algum tipo de Retina Display. Como todos os grandes concorrentes do Mini estão bem a sua frente no momento, especialmente o Nexus 7, ele precisa dessa melhoria para se manter competitivo e voltar a vender bem. Os preços devem se manter no mesmo patamar, com uma base de 100+ dólares mais caros que a concorrência.
Não devemos ter nenhum anúncio de software e provavelmente algum anúncio de novos Macs com o novo processador Intel Haswell ou o anuncio final do MacPro.

O melhor anúncio do mês e o mais esperado é o do Google, esperado para o dia 30 de outubro. O Android finalmente ganhará uma versão com uma mudança de nome (apesar de continuar na versão 4). Toda vez que se tem um novo nome de versão é que teremos boas novidades e algumas mudanças grandes por baixo dos panos. A versão 4.4 que será conhecida como Kit-Kat (nome do famoso chocolate e que foi cedido a Google em acordo com a Nestlé e a Hersheys nos EUA) trará algumas mudanças boas para o ambiente Android.
O novo sistema vem acompanhado de dois aparelhos Nexus 5 e Nexus 10 (versão 2014) que devem ser aparelhos TOP de linha como vem sendo desde o lançamento do primeiro Nexus 7 ano passado. O 5 deve ter tela de 5 polegadas com 1080p de resolução, câmera de 8 MP com estabilização de imagem, processador de ultima geração (snapdragon 800), 16GB de memória interna e 2GB de memória RAM. As versões com mais memória interna (32GB) devem voltar e até uma de 64GB deve existir. Já o Nexus 10 é uma incógnita. Podemos ter um aparelho com a mesma tela do ano passado (o que não é ruim pois a tela do Nexus 10 é maravilhosa), 2 GB de memória RAM(o mesmo do ano passado), mas com processador Snapdragon 800 de 2,3Ghz ou algo no mesmo patamar. A grande diferença será que esse novo tablet deve ser fabricado pela Asus (a nova queridinha da Google para tablets), fabricante dos Nexus 7 (2012 e 2013) que foram ótimos e venderam, e vendem, muito bem.
As modificações do Android 4.4 eu entro em detalhes em um próximo artigo.

Espero que Outubro seja realmente tão bom quanto parece que será. Agora só nos resta esperar.

Márcio Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário