sexta-feira, 11 de outubro de 2013

APP da Semana 7-10-2013 - GREENIFY

greenify

O greenify apesar de ter seu funcionamento vinculado ao ROOT, e por isso ter um alcance menor de usuários do que deveria ter, é com certeza um dos melhores aplicativos que existe no Play Store e é GRATUITO. No que diz respeito aos aplicativos que necessitam de ROOT posso dizer que está no TOP 5 junto com Titanium Backup, Tasker (algumas funções), Root Explorer e StickMount (em algum dia falaremos de cada uma dessas APPs).

O Greenify consegue dar muito mais bateria a qualquer aparelho Android com ROOT. Ele hiberna os aplicativos escolhidos pelo usuário e com isso impede que eles continuando rodando quando não estão em uso.
Vou explicar como isso funciona…


No Android cada aplicativo pode ter o que chamamos de “serviço”. Os serviços de cada aplicativos são (simplificadamente) mini-apps que ficam rodando na memória para que possamos receber as notificações e que eles façam coisas mesmo que o usuário não esteja com o aplicativo aberto na tela do celular. Por exemplo o APP do Facebook, mesmo que você esteja com o celular com a tela desligada, pode manter o celular ativo com conexões de internet e usando o processador. A parte do aplicativo que faz isso é o serviço do Facebook.
Muitas vezes os aplicativos do Android funcionam bem com seus serviços sem serem muito invasivos ou gastarem muita bateria, mas as vezes temos APPs muito mal feitos e que seus serviços ficam rodando constantemente. Fora alguns aplicativos que nem deveriam ter serviço, como alguns jogos, e que ficam rodando só para te encher a paciência.

greenify2  greenify3

É aí que entra o Greenify. Ele hiberna os serviços e os próprios aplicativos, que forem selecionados por você, para que eles só rodem quando você efetivamente estiver com os aplicativos abertos no celular. Isso faz com que você possa hibernar todos os aplicativos que não precisam ficar rodando (como jogos por exemplo) e deixe na memória somente os APPs que merecem ficar abertos.

Eu por exemplo deixo rodando somente WhatsApp, Email, Gmail, Facebook, Google Now, Cerberus e Tasker. O resto fica hibernado e só roda quando abro. Posso dizer que mesmo o HTC One tendo uma excelente bateria um ganhei pelo menos 30% a mais de bateria e no Galaxy S3 ganhei perto de 50% a mais. Hoje chego em casa ao fim de um dia de 16hs com 70% de bateria sobrando no HTC One e posso tranquilamente usa-lo com uso moderado por 3 dias.

Márcio Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário